Técnico em Transações Imobiliárias

Técnico em Transações Imobiliárias

Marketing Imobiliário

Para a maioria da população brasileira, a casa própria constitui-se seu maior sonho, além de ser uma necessidade básica, qual seja, a de possuir um abrigo. Entretanto, dado que os valores dos imóveis novos (conhecidos por lançamentos) são, na maioria das vezes, superiores aos dos usados (conhecidos por imóveis de terceiros, seminovos ou avulsos) há um interesse muito grande por parte daqueles que buscam adquirir seu imóvel de pesquisar ambos os segmentos. O local onde os compradores encontram uma maior quantidade de imóveis reunidos são as imobiliárias ou corretoras de imóveis.

O facilitador desta realização, o corretor de imóveis, geralmente vinculado à uma corretora ou imobiliária, teria a função básica de intermediar os negócios, aproximando comprador e vendedor. Em muitos casos, também, os corretores de imóveis atuam de forma autônoma, igualmente, oferecendo imóveis novos e imóveis usados.

Os corretores de imóveis trabalhando em uma imobiliária ou de forma autônoma, com o saber sobre Marketing Imobiliário, passarão a dispor de conhecimentos que os ajudarão a se desenvolver como corretores de imóveis empreendedores. O estudo do Marketing Imobiliário irá ajudá-los a escolher as melhores estratégias de ação, a diferenciar o seu trabalho e, consequentemente, obter ganhos mais compensadores. Os corretores de imóveis empreendedores são pessoas capazes de sonhar e transformar sonhos em realidade. Identificam oportunidades, agarram-nas, buscam recursos e transformam tais oportunidades em negócios. São corretores de imóveis empreendedores todas as pessoas inovadoras, e que estão atentas às mudanças e sabem aproveitá-las, transformando-as em oportunidade.

O sucesso profissional dos corretores de imóveis vem de realizações. Hoje, o estudo do Marketing Imobiliário é imprescindível, pois com o aumento contínuo da competitividade, fazendo com que a qualidade, preço e aparência dos imóveis e dos serviços prestados sejam cada vez mais similares, traz a necessidade de maior criatividade para inovar e diferenciar. O foco, quando se fala em qualidade, é o cliente. Dentro desse quadro, verifica-se que o comportamento do cliente dependerá, em muito, das expectativas (positivas ou negativas) que ele tem em relação ao imóvel que deseja e o serviço que é prestado pelo corretor de imóveis. Em síntese, não basta apenas ter um bom imóvel. O serviço prestado ao cliente deve ser bom, pois ele passa a ser o grande diferencial. É preciso não apenas satisfazer o cliente, mas procurar surpreendê-lo com algo diferente e não esperado. A preocupação com a qualidade dos imóveis e serviços prestados pelo corretor de imóveis será medida pela percepção que o cliente tem destes, e não somente pelo produto em si.

O cliente é o “centro de lucro” do trabalho conduzido pelo corretor de imóveis.

Interpretação de projetos da construção civil

Ler e interpretar um projeto arquitetônico não é difícil. É fundamental ter esse conhecimento para poder explicar para o cliente as dimensões corretas e as características do imóvel objeto de interesse.

Aquelas grandes folhas de papel conhecidas como pranchas, nada mais trazem do que a representação gráfica de uma casa feita por símbolos simples que indicam a presença de vários elementos construtivos. Por isso é fundamental conhecer esses sinais e acompanhar com segurança o desenvolvimento de uma concepção junto aos profissionais envolvidos.

Na planta-baixa tem-se a posição de paredes, portas, janelas, desníveis, elevadores, lareiras, escadas, armários embutidos e demais elementos, o que permite um verdadeiro passeio por seus caminhos a fim de sentir como será o imóvel.

Um tipo de planta baixa que vale a pena ser destacado é a isométrica, que seria a planta baixa em perspectiva. Na prática, é como se uma pessoa estivesse observando a distribuição dos espaços de cima de uma casa sem a cobertura. Com mais este recurso, o dimensionamento e a circulação nos ambientes ganharão nova forma.

Economia

O mercado imobiliário precisa de algumas características para crescer. A primeira delas é a demanda, e essa normalmente não é um problema, afinal as pessoas sempre buscam um lugar para morar e o crescimento populacional amplifica esses anseios. A expectativa atual para o Brasil, por exemplo, é de um crescimento de 1,5 milhão de novas famílias por ano até 2030, deveremos chegar 187,6 milhões de habitantes. Em 2007 éramos 60,3 milhões.

Porém, apenas a vontade não compra casas. São necessárias duas condições: poupança ou crédito. Vejamos as duas em um cenário inflacionário:

Agradecemos pelo interesse. Esta é apenas uma amostra do que você poderá conhecer e vivenciar como aluno ao longo do curso.
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