Módulo 8 - PDCA e Ferramentas

Exercícios

Copie os exercícios abaixo, cole-os em um editor de texto, resolva as atividades e envie para o seu tutor, pelo ambiente virtual de aprendizagem.

Exercício 1

Coloque Verdadeiro ou Falso para as alternativas abaixo relativas ao método PDCA:

  • O ciclo PDCA é um método utilizado para gerenciar o processo, objetivando a melhoria dos resultados deste processo por meio da manutenção de padrões existentes ou criação de novos padrões. (__)
  • O método PDCA só se aplica em organizações da área de comércio ou indústria, pois é focado em ferramentas estatísticas que não se aplicam na área educacional. (__)
  • O método PDCA é composto de 4 etapas que são: planejar, executar, verificar e agir corretivamente ou padronizar. A empresa deve escolher a etapa que melhor se adapta a sua realidade e diretrizes organizacionais e aplicá-la. Por exemplo, dependendo do ramo de negócio, a empresa deve aplicar somente a etapa do P – planejar. (__)

Exercício 2

Assinale Verdadeiro ou Falso, nas afirmações abaixo:

  • O MASP é uma metodologia para Solucionar Problemas que oportuniza a identificação das causas dos mesmos e sugere o uso de ferramentas da qualidade para reduzir as margens de erro na solução destes problemas. (__)
  • Os elementos relevantes para a solução de problemas são: os dados e as informações; as ferramentas; o método estruturado e o trabalho em equipe. Estes elementos contribuem para a efetividade do processo. (__)
  • Os dados e informações são fundamentais para priorização das causas e das possíveis soluções na resolução de problemas pelo MASP. (__)
  • As ferramentas da qualidade precisam ser conhecidas pelos membros dos grupos envolvidos na solução de problemas, pois as mesmas facilitam o processo e a utilização do MASP.(__)

Exercício 3

Assinale Verdadeiro ou Falso nas afirmações abaixo:

  • As ferramentas da qualidade são utilizadas para coletar, processar e dispor as informações necessárias ao giro do ciclo PDCA e na utilização do MASP. (__)
  • As principais ferramentas da qualidade abordadas neste módulo foram: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Folha de Verificação, Análise de Pareto, Diagrama de Dispersão, Gráfico de Controle e Histograma.(__)
  • O Diagrama de Ishikawa também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito serve para medir as soluções do problema, pois trabalha especificamente no efeito do mesmo. (__)
  • O princípio de Pareto evidencia que um grande número de fatores influencia no resultado de um processo e que a maior parte desse resultado é devida a uma parcela mínima desses fatores. Daí resultou a regra dos 80/20, ou seja 80% do impacto é devido a 20% dos fatores. (__)

Exercício 4

Diagrama de Ishikawa

Para que a solução do problema seja efetivo, devemos atuar nas causa reais, para isso é fundamental que saibamos identificar a causa raiz dos problemas detectados. O diagrama citado facilita nesta identificação. Vejamos o problema abaixo:

Identifique nas causas abaixo, qual o grupo representado no diagrama, que se enquadram. Use números de 1 a 4 para representar os títulos.

Problema: Arroz Ruim
Causas Grupo associado
Distribuidor ruim  
Muito tempo no fogo  
Muito tempo na água  
Panela pequena  
Excesso de Calor  
Excesso de Adição de sal  
Excesso de arroz (Quantidade)  
Excesso de água  
Excesso de azeite  

Voltar  Prosseguir  Imprimir todos os textos do módulo